Residência Imersão Latina abre oportunidade para músicos latinos

Artistas de diferentes países da América Latina vão compartilhar experiências e criações em agosto no Brasil

As inscrições para a seleção de músicos para residência Imersão Latina está aberta até 15 de junho. O processo seletivo para quatro músicos latino-americanos é realizado pelo Instituto Imersão Latina em parceria com Ibermúsicas e a Embaixada Cultural. Participarão também dois artistas brasileiros integrantes da comunidade brasileira anfitriã, localizada no aglomerado Morro das Pedras, em Belo Horizonte, Minas Gerais, região sudeste do Brasil, onde está localizado o centro cultural Flor do Cascalho, que será a sede da residência durante a realização do projeto no mês de agosto.
A proposta é criar um laboratório de latinidades, tendo a convivência como campo de diálogo entre a tradição e o contemporâneo na criação musical como plataforma interativa de subjetividades. Além da oportunidade da vivência no ambiente cultural do aglomerado, onde se hospedarão em residências familiares, os artistas participarão das atividades do Flor do Cascalho, realizadas com a comunidade (Capoeira, Dança Afro, Percussão). Os artistas selecionados também vão contribuir ministrando oficinas de acordo com habilidades próprias.
Esta residência é realizada com recursos do Fundo Ibermúsicas. O foco será a pesquisa, intercâmbio cultural e criação musical a partir das experiências individuais dos músicos participantes. O Centro Cultural Flor do Cascalho possui um estúdio profissional de gravação que atende aos artistas da comunidade e realiza atividades de formação com jovens interessados em produção musical e nele serão feitas as gravações do processo de criação que será compilado em um álbum com as obras coletivas trabalhadas na residência. Ao final do trabalho haverá uma apresentação musical do grupo

Serão oferecidas quatro vagas para artistas não residentes e não naturais do Brasil e duas vagas para artistas brasileiros residentes no Aglomerado Morro das Pedras. As inscrições estão abertas até 15 de junho. Para concorrer a uma vaga, basta ler o edital e preencher o formulário on-line que pode ser acessado no site: www.imersaolatina.com e www.embaixadacultural.org.  Os resultados serão divulgados até o dia 25 de junho.


Residência Imersão Latina

Inscrições: até 15 de junho
Residência: 16 a 30 de agosto
imersaolatina.com
embaixadacultural.org
Facebook.com/imersaolatina
e-mail:
residencia@imersaolatina.com



Sobre o Morro das Pedras

O Morro das Pedras surgiu na década de 1950 a partir da ocupação de moradores removidos de favelas da região e que passou por uma série de desafios habitacionais ao longo de sua história como infra-estrutura, saneamento, assistência social e especulação imobiliária. Hoje o aglomerado tem quase todas as vilas urbanizadas e é uma das comunidades periféricas da capital mineira berço de festas tradicionais e artistas.

O Instituto Imersão Latina

O Imel é uma associação de escritores, jornalistas, produtores culturais, pesquisadores e artistas independentes formado por ativistas que trabalham na defesa dos povos da América Latina. A diversidade cultural, a comunicação como um direito universal e a acessibilidade aos bens culturais permeiam os objetivos dos projetos realizados pelo Instituto, sempre de modo coletivo. Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais e atuação internacional, o Imersão Latina completa dez anos em outubro de 2015. Os canais permanentes de comunicação são: o site imersaolatina.com, o blog diário imersaolatina.blogspot.com, o facebook.com/imersaolatina e os blogs e páginas dos projetos desenvolvidos pelo Instituto e de parceiros, como o Coletivo Contorno, escritório criativo sede do Imel.

A Embaixada Cultural

Grupo de artistas e gestores culturais dedicados ao ativismo e diplomacia cultural integram a Embaixada Cultural. A organização promove o intercâmbio cultural entre países promovendo a circulação de artistas de Minas Gerais em shows, realização de residências artísticas no Brasil e no exterior. Em 2014 e 2015 o foco da Embaixada Cultural tem sido o mapeamento de mercados criativos africanos e suas potencialidades de conexão com o Brasil, no viés contemporâneo ou tradicional. Este ano serão realizadas quatro residências artísticas envolvendo 20 artistas de 8 países, três turnês internacionais, diversos shows pelo mundo e a Feira Internacional Minas Música Mundo. A Embaixada Cultural é parceira do Imel na realização da Residência Imersão Latina.


Sobre o Ibermúsicas

O Programa IBERMÚSICAS foi criado para promover a  diversidade cultural latino-americana no campo das artes musicais, estimulando a formação de novos públicos na região e ampliando os profissionais do mercado de trabalho a indústria.O Fundo IBERMÚSICAS atualmente consiste de nove países que financiam o programa: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Entre as atividades do IBERMÚSICAS estão o apoio a formação de novos públicos para musicais da América Latina, com especial ênfase nos jovens e populações vulneráveis; promover a distribuição, circulação e promoção de apresentações musicais nos Estados do programa e incentivo às produções e co-produções de musicais entre desenvolvedores públicas e / ou privadas.  A Residencia Imersão Latina é realizada com recursos do Fundo Ibermúsicas, já que este foi um dos projetos selecionados pelo edital Ibermúsicas 2014.

Comentários