Reconvexo: I Festival Nacional de Vídeo-Projeções Urbanas e Interativas está com inscrições abertas até 18 de fevereiro


Artistas, designers, arquitetos, programadores e profissionais que trabalham com obras de vídeo-projeções mapeadas e interativas, podem se inscrever para concorrer a seleção de seis projetos: quatro para Vídeo-projeções para Galeria e dois para Vídeo-projeções em Ambientes Externos. O festival acontecerá de 11 a 18 de abril, nas cidades de Cachoeira e São Felix, no Recôncavo Baiano, com vídeo projeções nas ruas das cidades, exposição em galeria, oficinas e palestras, com o intuito de popularizar as artes tecnológicas, resignificar espaços arquitetônicos e exibir trabalhos de vídeo-mapping.


Inscrições de 11 de janeiro a 18 de fevereiro de 2013

Os selecionados receberão infra-estrutura e equipamentospara a exibição de seus projetos eterão custeadas despesas com transporte,alimentação e hospedagem. Na programação do evento, serão exibidos vídeo-projeçõesdos artistas Eder Santos e Coletivo Visio; realizadas oficinas sobre "Introdução a Projeção Mapeada" - ministrada por Jarbas Jacome, e "Intervenções Urbanas com Grafite Digital – LaserTag" - ministrada por Fred Paulino; performance do Coletivo Audiovisual Xaréu eexposição na Galeria Leite Alves – Hansen Bahia.

O idealizador Fernando Rabelo, artista e professor da UFRB – Universidade Federal do Recôncavo Baiano,quer inserir Cachoeira e São Felix no circuito de festivais de arte digital e promover intercâmbio entre artistas, estudantes e comunidade local, além de incentivar a criação de obras contextualizadas no Recôncavo da Bahia.O Festival também incentivaatividades de intervenção urbana autônomas durante os dias de realização do evento, onde qualquer pessoa pode trazer seu equipamento e projetar suas idéias.

O Reconvexo: I Festival Nacional de Vídeo-Projeções Mapeadas e Interativastem o apoio financeiro da Secult – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura; e apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

REGULAMENTO

O Festival Reconvexo acontecerá nas cidades de Cachoeira e São Félix, Bahia, entre os días 11 a 18 de abril de 2013. Estará dedicado a promoção e difusão de trabalhos video- artísticos, na modalidade vídeo-mapping, tendo um caráter arte-educador com a exposição de obras em ambientes de galeria e espaços urbanos externos, além da realização de oficinas e visitas monitoradas durante sua programação. As inscrições para participação nas exposições serão gratuitas, devendo ser respeitadas a descrição do presente Regulamento, neste sentido, expomos:
Art.1. Participação:

§1º. O Festival Reconvexo abre inscrição para pessoa física e jurídica de natureza cultural na modalidade projeção, “vídeo-mapping”, de obras artísticas. A convocatória é direcionada a artistas, designers, músicos, técnicos, engenheiros, arquitetos, programadores, educadores e qualquer outra pessoa que desenvolva trabalhos de projeção e interatividade audiovisuais, situados na interseção entre artes visuais e arte e tecnologia.

Art. 2. Inscrição:

§1º. O período de inscrições será de 11 de janeiro de 2013 a 18 de fevereiro de 2013, podendo, eventualmente, ser prorrogado por mais sete dias.
§2o. As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do formulário on-line, disponível no site do evento www.reconvexo.com.br. Além dos dados pessoais, é necessário incluir uma proposta visual e/ou esquema de projeção contendo os detalhes técnicos e a descrição da obra.
§3o. As inscrições poderão ser feitas por indivíduos ou grupos, mas no caso de inscrições em grupo, um dos membros deve se responsabilizar pela inscrição.
§4o. O Festival Reconvexo só se responsabilizará por alimentação, hospedagem, translado, passagem aérea e ajuda de custo para uma pessoa por projeto selecionado. Demais informações técnicas encontram-se no Art.5 deste edital.

Art.3. Seleção e Categorias:

§1º. Vídeo-projeções em Ambientes Externos: serão selecionados 2 (dois) trabalhos nesta categoria que inclui espaços arquitetônicos urbanos com superfície de projeção de até 12 metros de largura, em áreas definidas por mapeamento, "mapping".
a) Os locais onde as obras serão projetadas são de livre escolha dos artistas e podem ser definidos a partir de fotos da cidade, fachadas e monumentos urbanos, acessíveis através do site maparec.ufrb.edu.br.
b) Os selecionados deverão desenvolver projetos originais de criação e projeção para serem apresentados na duração de no máximo 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos e o mínimo de 40 (quarenta) minutos cada.
§2º. Vídeo-projeções para Galeria: serão selecionados 4 (quatro) trabalhos nesta categoria que inclui vídeo-projeções em objetos cotidianos, inusitados, esculturas e demais superfícies, totalizando um espaço de montagem de até 3 metros cúbicos, para serem exibidos em galeria.
a) Os objetos ou superfícies físicas onde serão projetadas as obras são de responsabilidade do artista.
b) Os selecionados deverão desenvolver projetos originais de criação e projeção para serem exibidos durante 7 dias.

Art.4. Orientação para as propostas:

§1º. Dentre as diversas abordagens deste campo, atualmente denominado "Mapping", espera-se que as propostas de trabalho apresentem apropriações originais, interativas e de simplificada realização, ou seja, configurada com equipamentos acessíveis no Brasil. As interferências audiovisuais e interativas estão inseridas sobre os substratos arquitetônicos, tecnológicos, sociais e culturais de seu entorno. Entendemos que obra interativa é aquela que abre espaço para a ação pública, estimulando as diversas formas sensitivas.
§2º. Neste sentido, ainda que de forma não exclusiva ou restritiva, são temas de interesse desta convocatória a projeção que valorize o patrimônio histórico, narrativas espaciais, cenografia projetiva, projetos utópicos, bem como aproximações de contextos locais e espaços urbanos. Não obstante, os interessados são estimulados a propor sua própria perspectiva do campo.

Art.5. Critérios de Avaliação:

§1º Nenhum membro da Comissão de Curadoria poderá ter trabalho inscrito para este regulamento.
§2º. As propostas inscritas serão julgadas segundo os seguintes critérios de peso equivalente:
- Qualidade da proposta;
- Adequação da proposta à Categoria inscrita;
- Adequação técnica da proposta compatível com o projeto enviado
- Adequação ao propósito e contexto desta convocatória.
§3º. Divulgação dos projetos selecionados:
- Os projetos selecionados serão divulgados 7 (sete) dias após o encerramento das inscrições;
- Os resultados serão divulgados no site do evento e aos selecionados, através do email fornecido no ato da inscrição.

Art.6. Estrutura e Apoio aos selecionados:

§1º. A organização do Festival Reconvexo disponibiliza equipamentos e assistência técnica para a realização das projeções e instalações. Serão oferecidos recursos de infra-estrutura e montagem para as obras selecionadas.
§2º. O festival não se responsabiliza por objetos autorais que não sejam encontrados facilmente no mercado bem como, materiais específicos para construção das obras ou transporte de objetos.
§3º. Nas Vídeo-projeções em Ambientes Externos, (casas, monumentos históricos, muros, edificações em ruínas, entre outros) e demais espaços urbanos de até 12 metros de largura, cada selecionado nessa categoria fará, antecipadamente, um teste de projeção e ajustes técnicos por 1 (uma) hora.
a) O festival se responsabiliza pela estrutura de proteção, extensões de energia, caixas de som e suporte para projetores com conexão HDMI ou VGA, além de 2 projetores de 8.000 ansilumens, um para cada exibição. Demais equipamentos como computadores, arquivos, conectores ou adaptadores específicos serão de responsabilidade dos autores.
b) A programação do Festival Reconvexo prevê duas noites de exibição e duas exibições por noite, sendo que cada exibição terá sua própria equipe técnica, de produção e segurança.
§4º. As Vídeo-projeções para Galeria podem ser de natureza industrial ou natural, modelados, esculturas, utensílios domésticos, móveis ou qualquer tipo de suporte físico nos quais serão projetados e/ou mapeados, desde que obedeçam o requisito de seleção de montagem em no máximo 3 (três) metros cúbicos.
a) O Festival disponibilizará 2 tipos de projetores, de 3000 e 5000 ansilumens e computadores Macintosh, sendo que deverá ser utilizado para cada projeto apenas um projetor e um computador.
b) De acordo com a análise de viabilidade junto à produção do evento, poderão ser disponibilizados outros equipamentos e acessórios para a instalação das obras.
c) Os artistas selecionados para a exposição poderão chegar até três dias antes para a montagem técnica e configuração do espaço expositivo.
§5º. A cada artista selecionado poderá ser oferecida uma ajuda de custo no valor de até R$500,00 (quinhentos reais) referente a custos extras não cedidos pelo evento, como objetos específicos, transporte de objetos, entre outras eventualidades de produção da obra.

Art.7. Direitos de imagem:
§1º. Ao inscrever-se, caso selecionado, o artista se compromete em ceder as imagens do seu trabalho apresentado gratuitamente e sem qualquer ônus, por um prazo de 3 anos, para usos com fins de divulgação institucional, cultural e promocional por parte dos realizadores, patrocinadores e apoiadores do Festival Reconvexo e seus eventuais programas de fomento à cultura, em qualquer tipo de mídia.
Cachoeira, janeiro de 2013

Comentários