Show Nova Tropicália reúne banda Cáustica, 12DUOITO e Cristiano Lima


Instituto Imersão Latina comemora aniversário com show na Virada Cultural do Mercado das Borboletas

Belo Horizonte está cheia de novos artistas. Tanta diversidade cultural que só uma festa com 32 horas de duração. Essa é a proposta da Virada Cultural do Mercado das Borboletas, evento que começa às 15 horas do sábado, dia 03 de dezembro e vai até às 22 horas deste domingo, dia 04 de dezembro. O Instituto Imersão Latina (Imel) comemora seis de ativismo cultural com um espaço especial na Virada. O show “Nova Tropicália” com as Bandas Cáustica e 12DUOITO será no sábado, dia 03 de dezembro, às 19 horas. Cristiano Lima se apresenta no domingo, dia 04 de dezembro, às 18 horas.

O Show “Nova Tropicália” faz parte das atividades do projeto “Integrando Artistas e Diversidades”, promovido pelo Imersão latina, que elegeu o tropicalismo como tema das suas comemorações de aniversário. Na Virada, além do Show, haverá performance poética, do grupo “Nós da poesia”. O Imel também realiza nesta sexta-feira, dia 02 de dezembro, a partir das 20h, o lançamento do livro “Tropicália – Um Caldeirão Cultural”, no Godofredo Bar, em Santa Tereza.

De acordo com a presidente do Imel, Brenda Marques, o resgate do tropicalismo é muito importante para a cultura brasileira e tem sido feito pelos próprios artistas da atualidade. “Este foi um movimento ímpar na valorização das mesclas culturais dos povos e expressa toda uma diversidade cultural a partir disso. O Instituto Imersão Latina em seus seis anos de atuação busca sempre realizar eventos de integração entre as artes e os artistas e trabalha na articulação destes por acreditar na coletividade e nas parcerias. Mostrar a importância dos movimentos culturais é um dos nossos objetivos, pois eles sempre envolvem um grupo de pessoas por um ideal comum”, afirma.

Instituto Imersão latina

O Instituto Imersão Latina (Imel) é formado por ativistas que se preocupam em pesquisar e difundir toda a diversidade cultural, ambiental e de ideias, por meio da realização de eventos de artes-integradas e da cultura digital livre. Seus integrantes acreditam numa proposta de multiculturalismo brasileiro que promova a cultura e a arte do país, incluindo a diversidade dos seus artistas e suas relações com a cultura brasileira, latina e do mundo.

O dia 30 de outubro foi oficializado como data de fundação do Instituto, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. O Instituto mantém espaços permanentes de comunicação multimídia: o blog www.imersaoaltina.com, é atualizado diariamente com informações enviadas por colaboradores.

Banda Cáustica - http://www.caustica.com.br/
A Banda Cáustica é um trio feminino que aposta no lugar fronteiriço entre o rock e outras vertentes musicais. O primeiro EP da banda leva o nome de Musas e Medusas e surgiu da pesquisa sonora e poética que procura trazer à tona angústias e experiências do universo feminino com a sutileza e agressividade típicas das mulheres Cáusticas. Sem medo das contradições, as Cáusticas corroem o jazz, o pop e o rock em busca de uma sonoridade única e de uma dissolução capaz de contagiar e estarrecer o público ao mesmo tempo.

Banda 12DUOITO - http://12duoito.tnb.art.br/
Músicos reunidos na exploração das antigas raízes rítmicas, transformando-as em algo novo e ousado. A arte da banda consiste na interação de indivíduos vinculados ao samba, ciranda, maracatu, rock setentista, soul e dub, contextualizando essas referências em sua própria linguagem, estimulando as pessoas através da mente (em forma de poesias questionadoras e conclusivas) e do corpo (pela pegada dos grooves dos rifs e tambores).

Cristiano Lima - http://www.myspace.com/cristianolimapop
Interprete diferenciado, com influências de grandes nomes da música, como: Dorival Caymmi, Caetano Veloso, dentre outros. Cristiano une de forma competente a tradição com a contemporaneidade. Ouve, pesquisa e busca na música a essência da intenção do compositor, para que, com sua voz clara, segura e espontânea, possa reescrever a canção.

Serviço:

Show “Nova Tropicália” – Virada Cultural do Mercado das Borboletas
Bandas Cáustica e 12DUOITO - sábado, dia 03 de dezembro, às 19 horas. Cristiano Lima - domingo, dia 04 de dezembro, às 18 horas.
Endereço: Av. Olegário Maciel, 742 - Centro - Belo Horizonte - MG – 3º. piso do Mercado Novo

Lançamento do livro: “Tropicália - Um Caldeirão Cultural”, de Getúlio Mac Cord,
Data: 02 de dezembro, sexta-feira
Local: Godofredo Bar – Rua Paraisopolis, 738 – Santa Tereza
Horário: a partir das 20h

Assessoria de Imprensa:

(31) 9678-8209 Adriana Borges
www.imersaolatina.blogspot.com

Comentários